TRAQUEOBRONQUITE INFECCIOSA CANINA OU “TOSSE DOS CANIS”

A traqueobronquite Infecciosa Canina ou Tosse dos Canis é a doença respiratória infecciosa mais prevalente em cães, sendo uma doença extremamente contagiosa. Trata-se de uma doença sazonal, que ocorre com maior frequência em meses frios.

Essa doença acomete principalmente cães que frequentam locais com alta densidade populacional, como pet shops, parques, hotéis e creches, porém, também pode acometer cães mantidos em domicílio, independentemente da idade.

Pode ser causada por um ou mais agentes infecciosos, tais como o vírus da parainfluenza, o coronavírus respiratório canino e a bactéria Bordetella bronchiseptica. A infecção ocorre por meio do contato direto entre cães e indiretamente pelo ar e contato com comedouros ou brinquedos contaminados.
Os sintomas associados a infecções incluem tosse, espirros, descargas óculo-nasais e febre, podendo em casos mais graves evoluir a quadros de broncopneumonia.

A prevenção da traqueobronquite infecciosa canina se dá por meio de vacinação, disponíveis em duas apresentações: a injetável e a intra-nasal. Essa última trata-se de uma aplicação intra-nasal para conferir imunidade e após reforço anual. Já a injetável tem necessidade de duas doses iniciais com intervalo de vinte um dias para gerar imunidade e após reforço anual.

Vacine seu melhor amigo!
#SejaTOPVET #MedicinaVeterinaria

Estamos localizados na rua Xavier Curado 467 – Ipiranga.
Telefone: 2063.8290/2272.5329/97185.1311